Bom, como falar deste Grande em todo o universo do Xadrez?
Mikhail Moiseyevich Botvinnik (Nasceu em Kuokkala, 17 de agosto de 1911 — Morre em Moscou, 5 de maio de 1995) foi um enxadrista soviético e Campeão do Mundo de Xadrez.
Progredindo de forma rápida, aos 20 anos de idade já Botvinnik era um mestre soviético de mérito firmado, tendo vencido pela primeira vez o Campeonato Soviético em 1931.
Aos 24 anos, Mikhail Botvinnik competia de igual para igual com a elite mundial, acumulando sucessos em torneios internacionais em alguns dos torneios mais fortes da época. Podemos referir as vitórias em Moscovo em 1935 (empatado com Salo Flohr e deixando para trás Emanuel Lasker e Capablanca) e em Nottingham em 1936, para além do prestigioso terceiro lugar (atrás de Reuben Fine e Paul Keres) no torneio AVRO em 1938.
Uma de suas Grandes Obras são seus livros divididos em 3 volumes:
Botvinnik – Partidas Selectas Vol. 1, 2 e 3
Sendo de extrema importância a todo enxadrista a leitura destes 3 volumes para um bom entendimento da arte de Caíssa.
A FIDE neste ano de 2011 homenageia este Campeão Mundial: Mikhail Botvinnik pelo centenário de nascimento.
E como não poderia deixar de ser este blog acompanha esta homenagem, devido a este humilde que lhes escreve ser um leitor de seu livro: Partidas Selectas – Botvinnik, e conseguir ver a importância não só de suas partidas como a vida de Mikhail Botvinnik.
Até mais, AkaL !
0 comentários:
Postar um comentário