Nos últimos anos o nível do xadrez no Nordeste vem aumentando devido a um maior numero de enxadristas com títulos de MF, e também por grandes eventos que fazem intercâmbio com enxadristas do Sul do país.
Bom, vamos relembrar alguns jogadores com talento e grande nível de jogo: MF Vinicius Tiné, MF Yago Santiago, MF Paulo Jatobá, MF Luismar Brito, MF Paulo Barbosa, MF Carlos Barreto além de outros que vem a cada ano com um bom nível de jogo, Marcelo Bowman, Alberto Collares, Edmundo Luz.
Enfim, também não podemos esquecer do mais no futuro Mestre FIDE do Ceará Iung Alicio que de forma magistral venceu o IX Memorial Acioli Borges. E vários estados do Nordeste vem se destacando por seus jogadores talentosos, como o Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte.
Uma boa iniciativa para isso, foi a vinda do GM Darcy Lima e MI Roberto Molina que participaram dos últimos Aberto do Brasil em Alagoas e Pernambuco. E também a notícia que o Nordeste vai sediar a Final do Campeonato Brasileiro proporcionando assim um grande número de espectadores e fãs que vão se espelhar daqui para frente nestes Grandes Mestres do Brasil.
Finalizando, no Piauí também temos vários enxadristas fortes tais como: Werton Bastos, Agostinho Silva, Sérgio Carlos, Arthur Laurentino, Eudismar Abreu, Caio Sales e por último em que tenho em mente que foi um dos mais fortes que já joguei no Piauí Roberto Ferreira em que já possui um Dom Natural para o Xadrez e que no momento está parado por conta dos estudos.
Portanto, para o Piauí entrar numa força maior do Xadrez no Nordeste precisamos de mais oportunidades de empresas, fazendo mais projetos para incentivar a prática de xadrez no Estado, principalmente no Interior. Só podemos evoluir mais com bons torneios, porque para toda Teoria temos que fazer a prática dela.
OBS: Me desculpem se esqueci de algo para comentar, e outras personalidades do Nordeste, ou qualquer outro erro que tenha nesta matéria, isto é apenas um desabafo e também uma homenagem para os bons torneios que estão acontecendo na região.
Sou Piauiense com orgulho!!
Até mais, AkaL !
0 comentários:
Postar um comentário