GM Darcy Lima
Cheguei em Teresina, Piauí -estado que visito desde 1995-, ansioso para reencontrar amigos, locais e sabores que me trazem excelentes lembranças.
Um dos sabores é para mim muito especial. O Caranguejo. Existe na divisa entre o Maranhão e o Piauí uma região riquíssima de caranguejos (o Delta do rio Parnaíba ) . Uma das vezes que estive no Piauí foi por ocasião de um evento mundial (Mundial Sub26) realizado em Parnaíba e eu era o representante da CBX no evento. O evento que marcou o primeiro Mundial de qualquer esporte no estado foi possível pelo dinamismo, responsabilidade, amor pelo xadrez e capacidade do Dr. José Gomes. Médico Dermatologista ele recém tinha fundado a Federação e depois deste Mundial ainda fez vários eventos sempre muito bem organizados e com excelentes condições. Basta lembrar a Semifinal do Campeonato Brasileiro de 1998 e a final do Campeonato Brasileiro de 2000 para citar dois dos melhores torneios do Brasil. Voltando a vaca fria e aos caranguejos e ao Mundial. No dia de folga o Secretario de Turismo do Estado do Piauí resolveu fazer uma caranguejada para todos presentes no evento. Trouxe 1000 caranguejos com a esperança creio eu de sobrar muitos para ele fazer uma politica local com seus eleitores da Parnaíba. O evento começou as 10:00 e o Secretario resolver passar umas 16:00 para recolher os que faltavam e imagino distribuir aos seus eleitores. Quando chegou seu rosto era de horror pois dos 1000 caranguejos sobravam apenas uns 200 e ele encontrou várias pessoas que não demonstravam a menor vontade de parar enquanto não acabassem os caranguejos. Eu era uma destas pessoas e toda a equipe russa também além do Werton Bastos e outros.
O torneio (2012) se realizou em ótima sala climatizada cedida pela OAB seccional Piauí de 16 a 18 de março e contou com as presenças de 2 Grandes Mestres (GM Darcy Lima e GM Vescovi) e de 2 Mestres da federação Internacional, o baiano Jatobá e o pernambucano Yago Santiago, além de fortes jogadores locais e da região Nordeste tais como o Maranhense Edmundo Luz.
Um torneio Aberto como este conta não só a luta pelos primeiros postos mas também pequenos mundos e histórias em paralelo. Isto torna sempre atrativo para todas as faixas de jogadores e mantem o esporte e o evento aceso. São como pequenos mundos dentro de um mesmo evento. Lá tínhamos a saudável disputa entre os veteranos Edmar Monte, Laroca e Assunção. Tínhamos a disputa entre as jogadoras para ver quem levava o premio de feminino. A disputa pelo melhor Piauiense . Os jogadores querendo subir seu rating, a garotada que aprendeu xadrez na escola com suas mães incentivando no seu primeiro torneio oficial etc.... aliás este trabalho merece um paragrafo a parte.
O Arbitro do evento Júlio também é professor de xadrez do Instituto Dom Barreto, um colégio famoso já no Brasil em matéria de excelência (Já liderou o ranking de melhor escola no Brasil e atualmente está em segundo!!!) usa há tempos o xadrez como ferramenta pedagógica para melhorar o desenvolvimento da criança. Causa e Consequência.
O torneio foi vencido pelo GM Vescovi que ganhou merecidamente a partida decisiva contra o GM e autor destas linhas que ficou em segundo. Eu tive opções nesta partida mas sempre fui menos consistente e objetivo que o GM Vescovi. O grande destaque individual foi o jogador piauiense Jose Gomes Filho que obteve um terceiro lugar ao vencer na última rodada o Cearense Matheus Cavalcante. Uma partida repleta de emoções onde Matheus obteve grande vantagem na abertura mas sofreu vários golpes táticos que fizeram que J. Gomes filho terminasse o jogo com torre e cavalo a mais. Esta vitória classificou o jogador Piauiense para a semifinal do Campeonato Brasileiro e fez a alegria dos jogadores e torcida locais já que ele tinha parado de jogar xadrez a 10 anos e na sua volta conseguiu este feito a frente de jogadores altamente qualificados como o MF Jatobá e MF Santiago.
Mais uma vez agradecimentos meus aos amigos piauienses que me receberam excepcionalmente e que sempre fazem querer voltar!
FONTE: http://www.xadrezdiarionews.blogspot.com.br/
Até mais, AkaL !
0 comentários:
Postar um comentário