Hoje à noite começa o II Aberto de Fortaleza, 150 jogadores: um punhado de GMs, outro tanto de MIs e MFs e uma legião de peixes vorazes atras de vitórias sobre esses caras... Uma verdadeira festa para o xadrez.
Sistema de desempates: polêmica à vista.
Recentemente a CBX tomou a resolução de não só utilizar as novas recomendações da FIDE em relação aos critérios de desempate mas radicalizou: torneios realizados sob as asas da CBX deverão utilizar os seguintes critérios, nessa ordem (para sistema suíço):
1° Confronto Direto (não está dito mas creio que é apenas entre dois jogadores empatados).
2° Maior número de vitórias
3° Maior número de vitórias de negras
4° milésimos com corte do pior adversário
5° Milésimos sem corte.
Isso tem gerado ampla e divertida polêmica, sendo o 3° critério creio que o mais visado. Já vamos a ele.
Antes de tudo é bom ter em conta que o principal objetivo é diminuir a quantidade de empates sem jogo. Vez por outra as federações tem que tomar alguma providência contra essa prática bastante disseminada no meio enxadrístico. Ponto para a CBX que ao menos mostra essa preocupação. Um dos grandes GMs ingleses (não lembro se foi o Nunn ou o Short) disse que a Federação inglesa, na década de 70 ou 80, simplesmente diminuiu a quantidade de prêmios. Só o campeão levava. Resultados todos tiveram que se virar para ganhar as partidas o que aumentou a qualidade do jogo de todos eles.
O critério do maior número de partidas de pretas: parece ser simplesmente questão de sorte. Acabado o torneio, sem dúvida foi sorte. Mas não conheço ninguem que prefira jogar de pretas a maioria das partidas. E a razão é clara, estatisticamente se vence muito mais de brancas do que de pretas. Portanto, se alguém conseguiu fazer muitos pontos de pretas, parabéns. Merece levar. É uma idéia parecida com o armagedom. Voce prefere jogar com 2 minutos a menos a menos mas com o direito ao empate ou jogar de brancas e ter que ganhar?
Agora, ao final de um período os resultados vão ser avaliados e caso tenham funcionado a contento se mantém. Caso contrário mudam-se os critérios. Isso sempre aconteceu. O gru de insatisfação certamente também será levado em conta nessa avaliação. Podem continuar elogiando e reclamando mas com civilidade.
Bom torneio e Feliz Páscoa.
FONTE: http://xadreznaufc.blogspot.com/
Até mais, AkaL !
0 comentários:
Postar um comentário