Como toda profissão, existem vários perfis de profissionais que atuam em determinada área. O xadrez não é diferente e possuí 3 tipos de profissionais que você encontra com frequência.
O primeiro tipo comum é o Jogador ou Ex-Jogador que virou professor. Este tipo de profissional não teve uma formação em algum curso superior ou contato com pedagogia da educação. Ele apenas coloca em prática tudo que aprendeu quando jogava xadrez. Normalmente suas aulas são focadas no jogo em si, com poucas atividades extras e muitas partidas entre os alunos. Quando tem alguma atividade diferente, ele trata de passar problemas de mate em alguns lances ou partidas de mestres. Um problema sempre relatado por escolas que contou com este tipo de profissional, é justamente a falta de profissionalismo, muitas faltas durante o ano letivo, principalmente para viajar para eventos para jogar, dificuldade no controle da turma e no ensino de suas idéias. Esse tipo de profissional é ideal para trabalhar em Clubes de Xadrez e Associações.
O segundo tipo comum é o leigo, que aprendeu apenas as regras fundamentais do jogo na faculdade ou curso técnico e assume as aulas. Ela tem um nível de profissionalismo melhor que o primeiro caso, visto que assume realmente o posto de professor. Suas aulas são focadas no básico, já que ele não teve uma convivência com o jogo, não jogava torneios antes. Sempre que pode, realiza atividades paralelas, como desenhos, montagem de peças, oficinas, entre outras. Esse profissional, por não ter "vícios"em sua formação, consegue ensinar de forma rápida e clara o jogo para seus alunos, conseguindo fazer com que as turmas aprendam o jogo em um tempo muito curto. É também um motivador nato, supri sua falta de conhecimento com um esforço incondicional para que seu aluno tenha o crescimento enxadrístico adequado, levando os alunos para competir em vários torneios, comprando livros para seus alunos, etc. Esse tipo de profissional não é recomendado para cuidar de Clubes de Xadrez ou associação, visto que neste caso, já seria necessário ter uma convivência melhor com o jogo. Um exemplo típico desses professores, seriam os professores de Educação Física da rede pública de ensino.
O terceiro tipo comum é o Jogador ou Ex-Jogador, que cursou um curso superior e, após formado, foi para a sala de aula. Este tipo de profissional é um dos melhores para se ter em uma escola, pois possuí formação adequada para trabalhar com os alunos, profissionalismo e trabalha em cima de uma pedagogia de ensino, além de ter uma experiência anterior com o jogo. Ele consegue aplicar na prática o que acha interessante para a evolução do aluno de forma coordenada, ora trabalhando jogo, ora trabalhando oficinas. Mas por ser um profissional com formação superior, seu tempo como instrutor de xadrez é curto, pois normalmente usa estas aulas para pegar um pouco de experiência profissional para depois ir trabalhar na área específica para qual foi formado.
Existem também outros tipos de profissionais, mais por estes serem os mais frequentes, acho que ilustra melhor como se encontra nossa área hoje. É certo que cada tipo de professor tem suas vantagens e desvantagens, e cabe ao contratante escolher o que melhor o servirá.
FONTE: http://xadrezintegral.blogspot.com.br/2012/12/tipos-de-professores-de-xadrez.html
0 comentários:
Postar um comentário